EXPOSIÇÃO DE PINTURAS ORIGINAIS DE KANDINSKY
A coleção de desenhos a partir dos quais Wassily Kandinsky criou o quadro “On White II” vai chegar a Portugal no próximo dia 21 de novembro, data em que será inaugurada a exposição “Kandinsky, Obras Perdidas da Bauhaus”. O artista precursor do abstracionismo nas artes visuais desenvolveu 15 desenhos presentemente reunidos numa coleção raras vezes exposta.
Artista russo nascido no século XIX, Kandinsky atravessou várias eras, conjugando a pintura com uma sensibilidade apurada para a música, teatro e poesia, tendo iniciado uma nova fase no início da década de 1920, quando lecionou na icónica escola de artes Bauhaus de Weimar. Foi ali que produziu esta coleção que, chegada ao museu da Torre dos Clérigos, eleva a fasquia da oferta artística da cidade do Porto, com um merecido destaque também no panorama nacional.
A coleção exposta pertence a um colecionador privado e tem a curadoria do artista português Fábio Nuno Viana, também ele um criador de arte e autor do livro “Kandinsky: The Rediscovered Bauhaus Sktechbook”. No dia da inauguração será ainda apresentada a reedição e adaptação também para português deste livro.
“O Porto já merecia a chegada de uma coleção desta qualidade. O investimento na oferta cultural do complexo dos Clérigos tem aqui um marco histórico, com a chegada de uma coleção de valor mundial de um dos maiores artistas do século XX. Orgulha-nos podermos oferecer aos portugueses e às centenas de milhares de visitantes dos Clérigos uma obra desta importância na história da arte”, refere o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Manuel Fernando.
Os visitantes ao Museu e Torre dos Clérigos terão acesso a esta exposição entre os dias 22 de novembro de 2023 a 17 de março de 2024. Uma excelente proposta para (re)visitar este ex-líbris da Invicta.