‘SPIRITUS’ ELEITO “MELHOR ESPAÇO CULTURAL” DA CIDADE DO PORTO PELOS PRÉMIOS NEW IN PORTO.
PRÉMIOS NIP: ESTE ESPETÁCULO DE “PURO ARREBATAMENTO” FOI O MELHOR DE 2023
A iniciativa imersiva, “Spiritus”, foi criada para a Igreja dos Clérigos e bateu o recorde de 100 mil visitantes no verão.
Se há algo que caracteriza verdadeiramente a alma da cidade do Porto são os seus monumentos, seja pela sua beleza própria, pela sua história ou por terem uma vista deslumbrante sobre o Douro. Um desses exemplos é a Igreja dos Clérigos. Ao longo do ano, este icónico edifício portuense promove uma série de dinâmicas, para dar motivos a turistas e locais para (re)visitarem o espaço.
Não é, por isso, a primeira vez que este espaço ganha um reconhecimento, seja local, nacional ou internacional. E quando questionámos os nossos leitores sobre o seu espetáculo favorito do ano, não houve dúvidas. Com quase 40 por cento dos votos, o espetáculo imersivo “Spiritus” ocupa o primeiro lugar no pódio dos Prémios NiP.
“É, para nós, um grande privilégio receber esta distinção e ver o ‘Spiritus’ reconhecido como uma experiência cultural de referência na cidade do Porto. Este espetáculo foi desenhado de raiz para proporcionar, através da tecnologia, uma vivência inédita da Igreja dos Clérigos, tanto para quem a visita pela primeira vez como para os próprios habitantes da Invicta, convidando-os a (re)descobrir este templo, de uma forma totalmente nova”, afirmou à NiP, Edoardo Canessa, produtor executivo de “Spiritus” e do atelier OCUBO, assim que soube da distinção.
António Tavares, diretor-executivo da Irmandade dos Clérigos também mostrou a sua satisfação pelo resultado da votação. “É uma honra receber esta distinção, que enaltece a relevância cultural de ‘Spiritus’ para a cidade do Porto. Encerrar 2023 com esta distinção traz-nos um orgulho acrescido, num ano de grande atividade cultural para a Torre, Museu e Igreja dos Clérigos”, acrescentando: “Os espetáculos ‘Spiritus’ conviveram com a exposição de obras de Paulo Neves, com o conjunto de atividades celebrativas da obra de Nicolau Nasoni e com a coleção de originais de Kandinsky, atualmente em exposição. ‘Spiritus’ adquiriu já um significado especial neste icónico monumento do Porto, não só pelo sucesso entre os visitantes — ajudando mesmo na obtenção de 7 milhões de visitantes para os Clérigos, registada em junho —, como pela audácia de trazer ao interior da Igreja um espetáculo imersivo de enorme impacto sonoro e visual”.
A experiência imersiva “Spiritus” foi exclusivamente desenvolvida para o interior da Igreja dos Clérigos. A projeção de 360 graus oferece uma jornada instrospetiva, convidando a explorar o monumento, de uma forma diferente e emocionalmente envolvente, enquanto em simultâneo, exalta a solenidade deste ex-libris da cidade, assim como cada detalhe da sua arquitetura.
À NiP, o diretor-executivo da Irmandade dos Clérigos revelou que as sessões do espetáculo se vão estender até ao próximo dia 7 de janeiro, domingo. Além disso, o balanço de 2023 permitiu a realização do concerto imersivo “Clérigos Immersive Concert: Spiritus of Classical Music”, estando garantida a realização de uma terceira edição da experiência, em 2024, ano que marca uma década do trabalho de reabilitação realizado no monumento.
“Concluído o balanço de 2023, admitimos realizar uma terceira edição em 2024, o décimo ano desde a grande reabilitação de 2014, período em que os Clérigos tiveram o Emblema Regional — CCDR-N ‘O Norte somos Nós’, o prémio Europa Nostra — Conservação do Património Cultural Europeu e o Prémio Vilalva — Fundação Calouste Gulbenkian. É nossa missão contribuir para que o Porto tenha uma programação diversificada e de qualidade, apreciada pelos portuenses, pelos portugueses e pelo resto do mundo que visita a Invicta”.
Recorde-se que no mês de setembro, este espetáculo foi reconhecido pela plataforma Tiqets como o “Local Mais Notável”, após ter batido um número recorde de visitantes, com mais de 100 mil pessoas a assistirem à experiência, desde a sua estreia no ano passado.
(texto Daniela Santos, in https://newinporto.nit.pt/)